Um curso a distância que tem o objetivo de tornar profissionais de Engenharia, Arquitetura, Geologia ou Agronomia especializados em Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho, protegendo os trabalhadores em todos os setores de produção e de serviços.
Carga Horária: 694
Turma: 2024
Duração: 30 meses
Início Das Aulas: 01/03/24
A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornado uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e consequente melhoria das condições sociais.
Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.
O nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, realizado na modalidade a distância (EAD) desde 2005, tem exatamente o objetivo de tornar tais profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.
Outros objetivos que merecem destaque são: desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, fornecimento de instrumental prático que permita aos participantes realmente contribuir nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas. O aluno regularmente matriculado neste curso recebe pela plataforma de gerenciamento, apostilas em PDF, e materiais necessários para o acompanhamento do curso.
Destacamos que o CREA/CAU/SP tem apoiado este curso, existindo nesse sentido uma cooperação com a Escola Politécnica da USP, através do seu Programa de Educação Continuada – PECE. Dentro deste âmbito, os alunos regularmente aprovados neste curso podem requerer e receber do CREA/CAU/SP a atribuição profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O objetivo é formar profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços. Outros tópicos explorados são o desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, fornecimento de instrumental prático que permita aos participantes realmente contribuir nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.
Este curso está estruturado conforme definido pela Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985, pelo Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986 e pelo Parecer MEC nº 19 de 27/01/1987.
A Universidade de São Paulo está regularmente credenciada junto ao MEC – Ministério da Educação para a realização de cursos superiores a distância conforme Portarias MEC nº 654, de 17/03/2004 e 1.161, de 14/06/2006.
Este curso tem a duração total de 634 (seiscentas e trinta e quatro horas de disciplinas) e 60 horas referentes ao período de desenvolvimento de monografia totalizando 694 horas.
O aluno realiza uma monografia individual onde existe a figura do supervisor e aulas e Chats de construção do conteúdo a ser desenvolvido.
As atividades de avaliação obrigatórias, como provas e monografias, são realizadas à distância (EAD). O programa prevê apenas uma atividade presencial, que é opcional, que são os laboratórios de HO, com demonstrações e manuseio de instrumentos, serão realizados pelo Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho na Mineração – LACASEMIN do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – PMI da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP
Duração
As aulas das disciplinas são realizadas em 7 (sete) ciclos de cerca de dois meses e meio de duração cada, aos quais se somam aproximadamente 6 (seis) meses de elaboração de monografias.
Critério Geral de Aprovação
Para ser considerado aprovado no curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO na modalidade a distância (EAD) e ter direito ao respectivo Certificado de Conclusão, o participante deverá satisfazer todos os seguintes Pré-requisitos:
A) Obter Nota Final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas cursadas;
B) Elaborar uma monografia e apresentá-la perante a uma banca e obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete).
Espera-se dos candidatos sólida formação superior, em Engenharia, Geologia, Agronomia ou Arquitetura e conhecimentos básicos de inglês.
A coordenação deste curso está a cargo do Prof. Dr. Homero Delboni Junior, Professor Associado do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP.
O corpo docente é formado por professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP, além de Especialistas convidados, todos com efetiva e destacada atuação profissional correlata aos assuntos que ministram.
Corpo docente do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho a distância (EAD):
Adherbal Caminada Netto
Alessandra Isabella Sampaio Martins
Antonio Vladimir Vieira
Cristiane Queiroz Barbeiro Lima
Deives Júnior de Paula
Diego Diegues Francisca
Eduardo Costa Sá
Esther Maria Oliveira Archer de Camargo Andrade
Felipe Baff de Carvalho
Flora Maria Gomide Vezza
Francisco Kulcsar Neto
Jefferson Benedito Pires de Freitas
João José Barrico de Souza
João Vicente de Assunção
José Damásio de Aquino
José Possebon
Leonidas Ramos Pandaggis
Maria José Fernandes Gimenes
Maria Renata Machado Stellin
Renata Juliana Lemos Marinho
Ricardo da Costa Serrano
Ricardo Jorge Metzner
Robson Spinelli Gomes
Rodolfo Molinari
Rosana Lazzarini
Rosaria Ono
Rosimeire Vieira da Silva
Sergio Colocioppo
Sergio Medici de Eston
Sonia Regina Pereira de Souza
Este curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, modalidade a distância (EAD), destina-se a engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos, conforme Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985 e Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986.
Ementas das Disciplinas
⦁ A evolução da engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Aspectos econômicos, políticos e sociais.
⦁ A história do prevencionismo.
⦁ Entidades públicas e privadas.
⦁ A engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho.
⦁ O papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho. Responsabilidade civil e criminal.
⦁ Acidentes: conceituação e classificação.
⦁ Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiente insegura.
⦁ Consequências de acidentes. Lesões e prejuízos materiais.
⦁ Agente do acidente e fonte de lesão.
⦁ Riscos das principais atividades laborais.
⦁ Exemplos e discussões de casos.
- Legislação.
⦁ Conceituação básica: Constituição, Lei, Decreto, Portaria.
⦁ Hierarquia: legislação federal, estadual, municipal.
⦁ Tipos de legislação: acidentária, previdenciária, sindical.
⦁ Consolidação das leis de trabalho.
⦁ Trabalho da mulher e do menor.
⦁ Atribuições profissionais: engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho.
⦁ Responsabilidades profissionais: trabalhista, civil, criminal. A corresponsabilidade.
⦁ Portaria normativas e outros dispositivos legais.
⦁ Embargo e interdição.
⦁ A Organização Mundial do Trabalho (OIT). Convenções e recomendações. - Normas Técnicas.
⦁ Normas nacionais, estrangeiras e internacionais.
⦁ Técnicas de preparos de normas, instruções e ordens de serviço.
⦁ Importância das normas técnicas internas para a engenharia de segurança do trabalho. - CIPA e SESMET.
- Mapas de risco. Exemplos de aplicação.
⦁ Conceitos básicos. Classificação e reconhecimento de riscos.
⦁ Agentes físicos: tipos, classificações.
⦁ Conceitos básicos. Importância da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios.
⦁ Físico-química do fogo.
⦁ Técnicas de inspeção. Análise de causas de incêndios e explosões. Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradora.
⦁ Incêndios e explosões na área de transporte: veículos, metrô, aeronaves e embarcações.
⦁ Incêndios e explosões na área de processos: em indústrias químicas, mineração e metalurgia.
⦁ Planos de evacuação; planos de ação mútua e comunitária.
⦁ Legislação e normas técnicas relativas à proteção contra incêndios e explosões.
⦁ Laboratórios de ensaios no Brasil.
⦁ Proteções especiais contra incêndio.
⦁ Agentes extintores. Sistemas fixos e móveis de combate a incêndio. Rede de hidrantes.
⦁ Explosivos: conceituação e tipos. Caracterização e identificação.
⦁ Estocagem e transporte de explosivos. Usos e disposição final.
⦁ Misturas explosivas: gases, poeiras. Triângulo de explosividade. Reconhecimento e avaliação. 19. Técnicas de controle de explosões.
⦁ Agentes físicos: tipos, classificações.
⦁ Ruído: conceitos gerais e ocorrência. Física do som. Parâmetro de medição. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle e mitigação. Exemplos e laboratório de análise de medidas e controle.
⦁ Vibrações: conceitos gerais e ocorrência. Física das vibrações do corpo humano. Vibrações de corpo inteiro e segmental. Parâmetro de medida. Critérios de medição, instrumentação e técnicas de medida. Medida de controle. Análise de medidas de controle.
⦁ Trabalhos práticos de controle de ruído e vibrações.
⦁ Radiação ionizante: definição, ocorrência, classificação. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle.
⦁ Radiação não ionizante: definição e classificações. A) rádio frequência: classificação, instrumentação e técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. B) radiação infravermelho: definições, ocorrência, técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle.
⦁ Radiação ultravioleta: conceitos, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle.
⦁ Laser e maser: definições, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle.
⦁ Conforto termocorporal: conceitos gerais e ocorrência. Parâmetro influentes e psicrometria. Transmissão de calor. Sobrecarga térmica e esforço termocorporal. Critérios de avaliação. Instrumentação. Medidas de controle. Laboratório de técnicas de medição e avaliação e controle. Temperaturas baixas: efeitos, avaliação e controle.
⦁ Trabalhos práticos de sobrecarga térmica e temperatura baixas.
⦁ Iluminação: conceitos gerais, relação com produtividade e acidentes. Parâmetros de quantificação: iluminância, luminância, refletância. Instrumentação e técnicas de medição. Fatores interferentes em projetos de iluminação. Análise de projetos de iluminação. Iluminação especial, efeitos estroboscópicos. Critérios e normas legais. Iluminação especial.
⦁ Pressões elevadas e baixas: conceitos básicos, ocorrência, avaliação, medidas de controle.
⦁ Agentes químicos: conceituação, classificação. Limites de tolerância e técnicas de reconhecimento.
⦁ Contaminantes líquidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação.
⦁ Estudos de casos específicos. Instrumentação para avaliação de contaminantes sólidos, líquidos e gasosos.
⦁ Exemplos de Trabalhos práticos de controle de agentes químicos.
⦁ Substâncias perigosas e agressivas.
⦁ Definições e riscos.
⦁ Manuseio, transporte e armazenagem.
⦁ Produtos de combustão e seus efeitos.
⦁ Programas de proteção contra incêndio. Análise de processos industriais no contexto de incêndio.
⦁ Proteção estrutura. Identificação, seleção e análise de materiais. Avaliação carga-incêndio.
⦁ Proteções especiais contra incêndio.
⦁ Sistemas de alarme e detecção.
⦁ Equipes de combate a incêndios. Técnicas e noções de salvamento.
⦁ Explosivos: conceituação e tipos. Caracterização e identificação.
⦁ Técnicas de controle de explosões.
⦁ Contaminantes sólidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação.
⦁ Contaminação gasosos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação.
⦁ Medidas de controle coletivo para contaminantes químicos.
⦁ Medidas de controle individual para contaminantes químicos.
⦁ Instrumentação de aferição e determinação de vazão de avaliação.
⦁ Ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Conceitos e definições. Tipos de ventilação.
⦁ Ventilação geral diluidora: 29 requisitos para conforto térmico, gases e poeiras. Ventiladores: tipos, características. Ventilação natural.
⦁ Ventilação local exaustora: localização e características. Sistema de ventilação e dutos. Controle de contaminantes.
⦁ Exemplos e trabalhos práticos de ventilação.
⦁ Avaliação de sistemas de ventilação.
⦁ Instrumentação básica: pressão estática, velocidade de fluxo.
- Aulas práticas de laboratório e campo sobre:
⦁ Gases e vapores.
⦁ Iluminação.
⦁ Ruído.
⦁ Vibrações.
⦁ Calor.
⦁ Conforto térmico.
⦁ Sistemas de ventilação industrial e laboratorial.
⦁ RI – Radônio.
⦁ Conceitos básicos e importância.
⦁ Bombas e motores.
⦁ Máquinas de guindar e transportar.
⦁ Fornos.
⦁ Compressores.
⦁ Ferramentas manuais e ferramentas motorizadas.
⦁ Máquinas e equipamentos pneumáticos.
⦁ Equipamentos de processos industriais.
⦁ Transporte, armazenagem e manuseio de materiais.
⦁ Tanques silos e tubulações.
⦁ Cor, sinalização e rotulagem.
⦁ Sistemas de proteção coletiva.
⦁ Projeto de proteção de máquinas.
⦁ Arranjo físico e localização industrial.
⦁ Área de utilidade.
⦁ Edificações: construção, reforma, demolição e implosão.
⦁ Estruturas e superfícies de trabalho.
⦁ Manutenção: preventiva, corretiva.
⦁ Dispositivos e equipamentos elétricos.
⦁ Aspectos de uso de eletricidade: cabinas de transformação, aterramento e para-raios.
⦁ Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Ambientes especiais.
⦁ Legislação e normas quanto a choques elétricos. Proteção quanto a choques.
⦁ Princípios da administração. Conceitos e definições.
⦁ Programa de engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Organização dos serviços especializados de engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Inter-relacionamento da engenharia de segurança do trabalho com as demais áreas da empresa.
⦁ Aspectos éticos da engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Informática aplicada à engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Relações custo-benefício.
⦁ Elaboração orçamentária de programa de engenharia de segurança do trabalho.
⦁ Entidades voltadas à prevenção de acidentes: nacionais, estrangeiras e internacionais.
- Conceituação e importância. Medicina do trabalho: atribuições e relação com a engenharia de segurança do trabalho.
- Doenças do trabalho:
⦁ Relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho.
⦁ Influência das doenças do trabalho na produtividade e bem-estar do trabalhador.
⦁ Estudo das doenças do trabalho: causas (físicas, químicas, biológicas), doenças na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos. - Toxicologia
⦁ Agentes tóxicos.
⦁ Vias de penetração. Eliminação de tóxicos orgânicos.
⦁ Mecanismos de proteção do organismo.
⦁ Absorção e metabolismo. Formas de desintoxicação.
⦁ Sistemas enzimáticos.
⦁ Limites de tolerância biológicos.
⦁ Métodos de investigação toxicológicos. - Primeiros socorros
- Noções de fisiologia aplicada e primeiros socorros.
- Pronto socorrismo (leigos) e socorro de urgência (profissionais).
- Materiais de primeiros socorros.
- Feridas, queimaduras e hemorragias.
- Fraturas, torções e luxações.
- Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta.
- Intoxicação e envenenamento.
- Parada cardíaca e parada respiratória, respiração artificial e massagem cardíaca.
- Estados de inconsciência.
- Transporte de acidentados.
- Equipes de primeiros socorros.
⦁ Veículos industriais.
⦁ Vasos sob pressão e caldeiras.
⦁ Soldagem e corte.
⦁ Cor, sinalização e rotulagem.
⦁ Equipamentos de proteção individual (EPI’s)
⦁ Estruturas e superfícies de trabalho.
⦁ Manutenção: preventiva, corretiva.
⦁ Noções de psicologia.
⦁ Características de personalidade.
⦁ Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente.
⦁ Aspectos psicológicos da seleção de pessoal.
⦁ Importância de treinamento na engenharia de segurança do trabalho.
⦁ O papel do engenheiro de segurança do trabalho na educação prevencionista.
⦁ Requisitos de aptidão.
⦁ Aspectos comportamentais associados ao uso de equipamentos de proteção individual.
⦁ A ação sindical. A atuação do engenheiro de segurança do trabalho na relação capital-trabalho.
⦁ Técnicas de comunicação. Elaboração de relatórios técnicos.
⦁ Desenvolvimento organizacional.
⦁ Relações humanas; Dinâmica de grupo.
⦁ Comissões de segurança de trabalho.
⦁ Segurança integrada.
⦁ Conceitos básicos e definições.
⦁ Noções de fisiologia do trabalho.
⦁ Relações entre acidentes, idade, fadiga e vigilância.
⦁ Aplicação de forças e esforços localizados.
⦁ Antropometria.
⦁ Dimensionamento de postos de trabalho.
⦁ Limitações sensoriais.
⦁ Dispositivos de controle e dispositivos de informações.
⦁ Sistemas homem-máquina.
⦁ Trabalho em turno.
⦁ Importância da preservação do meio ambiente.
⦁ Conceitos e definições. Programas de conservação do meio ambiente.
⦁ Estudos de proteção do meio ambiente. Sistemática a ser seguida.
⦁ Aspectos legais. Órgãos institucionais, regimentadores e fiscalizadores.
⦁ Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes.
⦁ Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação.
⦁ Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências.
⦁ Resíduos industriais: tipos, disposição, controles.
⦁ Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes.
⦁ Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação.
⦁ Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências.
⦁ Resíduos industriais: tipos, disposição, controles.
⦁ A natureza dos riscos empresariais. Riscos puros e riscos especulativos.
⦁ Risco: conceituação e evolução histórica.
⦁ Segurança de sistemas. A engenharia de segurança de sistemas.
⦁ Sistemas e subsistemas. A empresa como sistema.
⦁ Responsabilidade pelo produto. Segurança e qualidade.
⦁ Identificação de riscos. Inspeção de segurança.
⦁ Investigação de acidentes. Análise de acidentes. Técnicas para incidentes críticos.
⦁ Fundamentos matemáticos: probabilidades, confiabilidade, álgebra boolena.
⦁ Avaliação de riscos: risco, probabilidade e severidade. Previsão de perdas por estatística. Valor esperado.
⦁ Análise de riscos: análise preliminar de riscos (APR), análise de modos de falhas e efeitos (AMFE), análise árvores de falhas (AAF), série de riscos.
⦁ Avaliação de perdas de um sistema.
⦁ Custo de acidentes.
⦁ Prevenção e controle de perdas. Controle de danos. Controle total de perdas.
⦁ Programas de prevenção e controle de perdas.
⦁ Planos de emergência.
⦁ Retenção de riscos. Auto adoção de riscos. Autosseguro.
⦁ Noções de seguro. Administração de seguro.
⦁ Transferência de riscos.
⦁ Exemplos e modelos de programa de gerenciamento de riscos.
⦁ Qualidade do ar. Técnicas de controle.
⦁ Qualidade do solo. Preservação do solo.
⦁ Qualidade do ar. Técnicas de controle.
⦁ Disciplina complementar.
⦁ Introdução a qualidade.
⦁ Ferramentas da qualidade.
⦁ Relações entre qualidade, higiene segurança.
⦁ Estudos comparativos entre higiene, segurança e parâmetros de qualidade.
⦁ Aplicações das ferramentas da qualidade aos campos da higiene e segurança.
Cursos de Especialização
para profissionais
Como nos encontrar:
Telefone
(11) 99686-4702
atendimento@gmirmusp.com.br
Local
Av. Prof. Mello Moraes, nº2373
1ºAndar Cid. Universitária, São Paulo
(11) 99686-4702