A sigla G-MIRM representa um projeto denominado Global Minerals Industry Risk Management (Gerenciamento de Risco na Indústria Mineral Global), liderado pelo professor referência no segmento, Jim Joy, da universidade de Queensland (Austrália).
O projeto envolve diversas universidades do mundo e, no Brasil, a representante é a Universidade de São Paulo, que através do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica – PMI/EPUSP, ministra os cursos.
No Brasil
Em território brasileiro, o G-MIRM surge da parceria iniciada pela empresa de mineração multinacional Anglo American, que reconheceu a necessidade de mudar seu desempenho em segurança. Em 2007, a CEO (Chief Executive Officer – Diretora Executiva) da empresa, Cynthia Carroll, reuniu 120 de seus principais executivos para reexaminar a abordagem de segurança em 2007.
Sendo assim, é desenvolvido o conteúdo para o programa de um curso de gerenciamento de risco de segurança na mineração, englobando aspectos de treinamento e de educação.
SERGIO MÉDICI DE ESTON
O Prof. Sérgio Médici de Eston, professor titular e ex-coordenador do Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – LACASEMIN/PMI/EPUSP é o representante autorizado por Queensland, para realizar o programa G-MIRM no Brasil.
O Início
Em fevereiro de 2008, o professor Jim Joy ministrou o piloto de cursos chamado A3 na África do Sul e, através de um convite feito ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica – PMI/EPUSP por Bruno Pelli, ex-aluno de graduação, e Juliana Rehfeld, ex-aluna de pós-graduação, que ocupavam cargos na Anglo American associados a esse projeto, participaram desse encontro o Profº Sérgio Médici de Eston e Vicente Tucci Filho.
Durante o curso piloto na África do Sul, ficou definido que a USP seria a sede dos treinamentos dos cursos A3 para funcionários da Anglo American no Brasil e que outras universidades sediariam os treinamentos em seus respectivos países.
Em junho de 2008 o professor Jim Joy esteve na USP ministrando um curso de A3 para selecionar os instrutores que o representariam nos cursos a serem replicados para as unidades da Anglo American no Brasil. Foram selecionados Alessandra Isabella Martins, Mario Luiz Fantazzini, Guglielmo Taralli e Sérgio Médici de Eston.
Em novembro do mesmo ano, essa equipe iniciou formalmente a replicação do treinamento A3 para 25 turmas de funcionários com cargos de gerência e/ou de nível superior da empresa Anglo American no Brasil, com cerca de 600 pessoas de diferentes unidades produtivas, tais como São Paulo, Cubatão, Catalão, Niquelândia e Barro Alto.
Pouco tempo depois, com a aquisição pela Anglo American de unidades associadas ao minério de ferro, foram incluídas as unidades do Amapá e do chamado “Sistema Minas-Rio”.
Desde 2008, o Prof. Sérgio Médici de Eston e sua equipe de professores já aplicaram o programa G-MIRM para mais de 2.300 colaboradores das empresas Anglo American Brasil, Queiróz Galvão Óleo e Gás e Yamana Gold.
Como nos encontrar:
Telefone
(11) 99686-4702
atendimento@gmirmusp.com.br
Local
Av. Prof. Mello Moraes, nº2373
1ºAndar Cid. Universitária, São Paulo
(11) 99686-4702
Sint duire taque aute galisum repudas
Support Email
talk to our agent